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Sumo de laranja

Sabor refrescante

Existem muitas variedades de laranjas que se diferenciam pelo sabor, rugosidade e tamanho. De todas estas variedades, a que conquista um maior número de consumidores é a laranja doce, consumida como fruta fresca.

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Apesar das suas diferentes aplicações na culinária, nos dias de hoje ainda se mantém a tradição de espremer uma laranja para fazer sumo. Esta prática é comum não só na época do inverno, devido às constipações, mas também no verão, pelo seu sabor refrescante.

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No que se refere à frescura da laranja, parece ser evidente e manifesta a riqueza em vitamina C do sumo acabado de preparar quando comparado com outro, já confecionado há uma hora. De facto, a perda de vitamina C é significativa, sobretudo se o sumo se encontrar em contacto com o oxigénio do ar.

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A quantidade de 100ml de sumo fresco de laranja fornece, em média, a dose recomendada de vitamina C, assim como contribui para o suprimento das necessidades hídricas.

Importância nutricional

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A laranja é um fruto com elevado teor de água e com baixo teor calórico. Além de ser rica em vitamina C (previne constipações), também se constitui como uma excelente fonte de ácido fólico, potássio e magnésio. A sua cor característica deve-se às quantidades apreciáveis de betacaroteno.

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A laranja é ainda uma boa fonte de ácido cítrico, o que potencia a ação da vitamina C. A quantidade de fibra é significativa, nomeadamente entre a casca e a polpa (a “parte branca” da laranja, que é muitas vezes removida).

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O seu elevado teor de vitamina C, flavonoides e betacaroteno, torna-a vital para a saúde cardiovascular, devido ao efeito antioxidante destes nutrientes.

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Estes nutrientes com propriedades antioxidantes são também uma forma de prevenção contra outras doenças degenerativas, tais como o cancro.

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O consumo de laranjas com alimentos ricos em ferro aumenta a facilidade de absorção deste nutriente pelo organismo, propriedade importante, sobretudo em indivíduos que sofrem de anemias ferropénicas.

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A fibra solúvel que existe na laranja pode também facilitar o trânsito intestinal e diminuir os níveis de colesterol.

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