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Massa seca

Milenários e orientais, os diferentes tipos de massa encontraram o seu lugar no mundo em Itália e, desde aí, conquistaram os cinco continentes. De facto, é indiscutível que um bom prato de massa se converteu na comida ideal para muitas pessoas.

Valiosa fonte nutritiva

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Hoje em dia, a massa é um dos alimentos mais apreciados da dieta mediterrânica. Seja como entrada, guarnição, prato único, salada ou sopa, recomenda-se o seu consumo pelo menos uma vez por semana, alternando com outros pratos de legumes e arroz.

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A massa seca é o produto resultante da desidratação de massa não fermentada, feita com sêmolas, farinhas de trigo duro ou qualquer das suas misturas, com água. No entanto, para além disso, existe uma multitude de variedades em função dos ingredientes utilizados na sua elaboração (tais como as compostas, às quais se adiciona ovo ou verduras) ou das distintas formas que se lhes dá. O baixo teor de água em todas elas permite uma melhor conservação durante mais tempo, especialmente se se mantêm embaladas e armazenadas em lugar seco, impedindo assim que se alterem as suas propriedades nutritivas e organoléticas. Tal como o pão, a massa é uma excelente fonte de hidratos de carbono e, por isso, é especialmente indicada para situações em que seja necessário um suplemento extra de energia, como no caso da alimentação dos desportistas e das pessoas em idade avançada. Naturalmente, o valor energético e nutritivo do prato depende dos restantes ingredientes que acompanham a massa. O resultado é uma refeição tão deliciosa como nutritiva, de fácil digestão, rápida assimilação e, sem dúvida, muito interessante gastronomicamente.

A chave: saber combiná-la

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Os especialistas em nutrição sugerem comer diariamente pelo menos 200 gramas de massa já que, para além dos seus múltiplos e saudáveis benefícios permite reduzir o peso, se integrada numa dieta equilibrada. Para conseguir este objetivo, as massas nunca devem ser combinadas com pão, arroz ou, em geral, outros alimentos que contenham hidratos de carbono complexos. O mais aconselhável é acompanhá-las com verduras cozidas, saladas verdes, tomates ou condimentá-las com um fio de um azeite saboroso, especiarias ou ervas frescas. Também o seu tempo de cozedura é importante. Devem ficar al dente (um pouco duras), já que se ficarem muito cozinhadas começam a desintegrar-se e os seus nutrientes perdem-se porque ficam na água, o que indica que ou não estão bem feitas ou não são de boa qualidade. De qualquer forma, uma boa massa cozida deve ter um cheiro e sabor agradáveis e não ter fendas.

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